sexta-feira, 24 de junho de 2011

23 Anos de dedicação Á Umbanda,Orixás e Filhos

Na dor ou no amor (no inicio pela dor ),mas logo aprendi a amar a umbanda.
Um percurso que teve inicio há mais de duas decadas,passando por todas as provações,sem sair daquilo que são os fundamentos da nossa querida religião.
Fundamentos esses que são aplicados na casa por mim fundada,ou seja o TUPOMI Templo de Umbanda Pai Oxalá e Mamãe Iansã.
É com grande orgulho,que no ano de minhas obrigações, tenho o maior prazer de poder organizar este grande evento,com a dignissima presença do Babalorixá Pai Jamil Rachid,que é o meu maior incentivador para o cumprimento de minha missão.
Aos meus filhos o agradecimento maior,neles vejo a continuação do trabalho que me foi incutido por meus mentores Espirituais.
Tudo é possivel,quando acreditamos nessa força MAIOR " Os nossos Guias e Orixás "
HEPA HEPA BÁBÁ meu Pai OXAGUIAM
IEPARREI minha MÃE IANSÃ
Muito AXÉ
Yalorixá Elsa de Oya

19 comentários:

Maria J. Duarte disse...

Um Evento Especial... ocorrerá brevemente na minha casa. Com com muito esforço, dedicação eu e meus irmãos, juntamente com nossos pais, realizaremos um sonho, mas um sonho bem real. Acredito intensamente em cada momento de preparação, acredito que com muito esforço de todos conseguimos chegar á grande etapa o dia 11 de Setembro e nesse dia , tenho a certeza mais uma vez que somos, ventos, somos terra, somos água, somos fogo, pregamos o amor, a paz, a alegria, a amizade, a evolução dos nossos espiritos, enfim somos...
Umbanda, somos TUPOMI!!!
Axê
Maria J.Duarte

xana santos disse...

Amor, Humildade, Entrega...
Isto é ser TUPOMI.
É a minha CASA, a minha Família...
No dia 11 de Setembro vamos erguer a nossa bandeira e divulgar mais uma vez a nossa querida religião.
Com força e entrega vamos estar no teatro Sá da Bandeira e prestar um grande tributo aos nossos orixas.
Eu lá estarei juntamente com os meus PAIS e IRMÃOS na realização de um sonho bem real!
Axé

Xana Santos

CARLA PEREIRA disse...

E é com a força de todas as nossas Entidades e Orixás que este será o maior Evento de Sempre!!! Eou estou e estarei na linha da frente. Com fé e dedicação tudo se consegue!!!
Heppa Heppa Baba

sergio cardoso disse...

Já estamos a correr contra o tempo (termo usual!) pois o nosso evento se aproxima (11 de setembro)e cada vez mais , as preocupações aumentam, para que tudo saia a maneira do Tupomi !!
Pois será um mega-evento , comandado pela escola do Caboclo Tupinambá , que tem lutado com todo o esforço, para que tudo funcione da melhor maneira; e vai funcionar !! temos nossos orixás por perto a nos proteger. Viva o Tupomi e sua escola ...

Raquel disse...

Na medida que é o nosso TUPOMI assim será este grande evento, humildemente grandioso. Estamos com força, empenhados e de bandeira na mão, estamos na protecção dos orixás e entidades. Dia 11 de Setembro vamos subir ao palco com a nossa casa no coração mostrando como a Umbanda é uma força muito grande.
Axé

Raquel

sergio cardoso disse...

Mãe ; quem já teve a feliz oportunidade,de a ouvir, sobre a sua dificil caminhada espiritual, desde o seu inicio,até a data de hoje,não se admira minimat,pelo amor e carinho que a fez abraçar a nossa linda e humilde religião; e faz com que os seus filhos espirituais que os seguem , tambem á abracem com todas as suas forças, dignidade, respeito e muita fé ... Obrigada Mãe ...

maria luisa disse...

A fé, move montanhas!todos os dias deslocamos as montanhas que nos aparecem no caminho. E conseguimos!! Este evento, é mais uma montanha, e nós todos, filhos da casa, e todos os que frequentam a nossa casa, juntos,vamos deslocar mais esta montanha, para levar mais longe o nome da Umbanda. Mais longe, mas sempre e só com humildade, honestidade, amor, e trabalho, são estas as linhas mestras do Tupomi.Vamos lá estar!Com toda a entrega e fé de sempre! Só quem acredita, obtem resultados, NÓS ACREDITAMOS!! Os resultados, vamos partilhá-los com todos que nos acompanharem no dia 11 de Setembro, e sempre!Ninguém caminha sozinho! Todos somos importantes! Mesmo que seja apenas pela presença. Vai valer a pena, pois o que vão levar para casa, vai ser muito mais que isso!
Axé!
Maria Luisa

Caixinhas e Algo Mais disse...

É cada vez mais dificil estar longe do TUPOMI, onde me sinto bem, toda aquela energia positiva, Harmonia, alegria e serenidade que se sente no ar. Conto os dias para que chegue o dia 11 de Setembro, imagino o calor humano, toda a energia que se vai sentir e a imensa curiosidade de ouvir pessoas tão sabias como o Babalorixa Jamil Rachid e todos os outros nos transmitirão os seus maravilhosos conhecimentos. Espero aprender muito nesse dia, sair de lá feliz e com uma grande Paz interior.
Axé
Sónia Magalhães

maria luisa disse...

Certo dia li uma pequena história, muito antiga... que dizia assim:
"Esta é uma história de quatro pessoas, TODO O MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho para fazer e TODO O MUNDO tinha a certeza que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM podia tê-lo feito, mas NINGUÉM fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO O MUNDO.TODO O MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO O MUNDO deixasse de fazê-lo. No final TODO O MUNDO culpou ALGUÉM porque NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito".
Toda a gente pensa, que não se fazem coisas novas, diferentes, interessantes, porque alguém já fez ou vai fazer, ou porque todo o mundo vai “culpar” alguém porque teve coragem para arriscar. E no entanto, ainda ninguém fez nada igual. Por ventura, com medo de não serem bem sucedidos. Contudo, qualquer um, com muita coragem podia tê-lo feito... mas não fizeram! Por isso:
O TUPOMI – Não quer ser mais do que ninguém, mas vai fazer!
O TUPOMI – É alguém que vai arriscar, a coragem de inovar!
O TUPOMI – Respeita as ideias de Qualquer um!
O TUPOMI – Não tem medo da acusação de TODO O MUNDO! porque vai ser bem sucedido!
Para além da coragem para enfrentar todas as culpas, se as houver, com a honestidade e a humildade que são a prata da nossa casa, O TUPOMI ainda vai compartilhar as alegrias, a sabedoria, os conhecimentos e os ensinamentos com TODO O MUNDO que estiver presente no dia 11 de Setembro. Aos que frequentam a nossa casa, agradecemos a vossa fidelidade. Aos que não frequentam e não conhecem a casa, apareçam no dia 11 de Setembro no Teatro Sá da Bandeira, e verão que vale sempre a pena inovar, arriscar e sobretudo partilhar os conhecimentos e a sabedoria. Mesmo sem nos conhecermos ainda, agradecemos desde já a vossa companhia.
Axé!
Maria Luisa

Paula Carvalho disse...

Este será sem dúvida um evento muito especial!Mas é sem esforço nenhum, que dou tudo de mim a este evento e a qualquer coisa por pequena e insignificante que possa parecer,mas que me permita mostrar toda a gratidão,pelo tanto que recebo...eu nem sempre soube onde pertencia...mas hoje digo com todo o orgulho a quem quer ouvir,sou filha em casa de uma MÃE com um colo capaz de albergar quem dele necessite!As palavras não são o meu forte e reconforta-me saber que as palavras são desnecessárias para quem tem o dom de saber ler corações...
Termino dizendo que não faltarei ao evento e levo comigo todos quantos quiserem partilhar comigo este momento tão especial!
Axê
Paula Carvalho

Maria J. Duarte disse...

Para começar um grande projecto é preciso valentia. Para terminar um grande projecto é preciso perseverança. Tudo que é conquistado tem que ser no suor, para isso sempre temos que dar tudo do nosso melhor, para que o êxito desta nossa festa no próximo dia 11 de Setembro seja lembrada nos corações dos Umbandistas para sempre. Eu, estarei presente e levarei meus amigos.
Axê

Maria J. Duarte

carla Melo disse...

Eu ainda procuro a origem da "LUZ" que ilumina a minha existência...
Mas porque acredito que a vossa casa é a tábua de salvação de muitos irmãos naufragados no mar do desespero,estarei presente nesse evento tão especial!
Com o maior dos respeitos aos Guias e Protectores que vos escolheram para lhes servir de interpretes.
O Universo agradece a capacidade de se transformar dor em alegria, vocês fazem parte daqueles a que o Universo está a dizer, obrigado!
muita luz nos vossos corações e o meu obrigada!

CARLA PEREIRA disse...

O grande dia está a chegar... e o dia de hoje foi simplesmente magnifico!!! Entregues de corpo e alma, logo o resultado só poderia ser mais que positivo!!! A Umbanda de Portugal e para além fronteiras, o TUPOMI, a grande força, o acreditar, a consciência da responsabilidade, mas tudo cuidado ao minimo pormenor... 11 de Setembro será sem dúvida um grande marco na história da Umbanda!!! TUPOMI, claro, um chão mais que forte, uma Luz que irradia em todo o Portugal!!!

sonia prima disse...

Mais uma vez, podemos constatar que tudo o que é feito com grande dedicação, e amor é bem feito e não fica pelo caminho. Não tenho duvida que vai ser um dia fantastico e mais uma grande realização do nosso tupomi. Eu lá estarei.
Com ajuda dos nossos guias é mais um passo na nossa dificil mas tão anciada e respeita missão.
Salvé todos os Orixas, Entidades, Nossa Mãe, pois sem eles concerteza que não conseguiriamos realizar mais este sonho.
Axé
Sonia "Prima"

maria luisa disse...

A vida passa a correr...e nós não lhe dedicamos Tempo, porque "não o temos"... quantas vezes demos por nós a pensar, "nunca mais é Domingo..." e não nos apercebemos, que "o Domingo" não chega mais depressa, só porque pedimos, mas o Tempo sim, corre muito depressa mesmo sem pedir, e damos conta exactamente naquelas situações que nós "gostaríamos que durassem daquele jeito, para sempre!" e depois pensamos "Oh! já passou!" E temporariamente, esquecemos até, do que então aprendemos. Falo do Tempo, porque é o Orixá mais poderoso que comanda as nossas vidas, e porque lhe damos tão pouca importância! Senão, vejam... faltam 10 DIAS, para o 1º Grande Evento de Umbanda em Portugal com a presença do BABALORIXÂ Jamil Rachid. Dez dias apenas... mas nunca mais chega o Dia! Estamos a dar tudo o que é possível, dedicamos todo o amor e carinho possível a este acontecimento, para que todos os que lá vão estar, levem para casa mais conhecimento, mais felicidade, para que sintam a dedicação, a entrega e o respeito que o TUPOMI dedicou e dedicará até ao fim a esta causa. O TUPOMI é uma Casa de LUZ, DE CARIDADE, DE LUTA CONTINÚA para concretizar os objectivos a que se propõe. Agora o Objectivo tem data marcada, 11 de Setembro. O TUPOMI conta, porque entendo é merecedor, com o apoio e a presença de todos os que conhecem a “nossa “ casa. E aqueles que não conhecem, acredito que vão querer conhecer. E acredito também, que vão estar presentes, mesmo sem conhecer. Não pedimos grandes coisas, apenas que apareçam no Teatro Sá da Bandeira com o coração aberto ao conhecimento e às emoções. Acredito que a recompensa Vai Valer a Pena.
Outros projectos virão decerto, e como sempre, o TUPOMI vai superar-se a si próprio, porque acreditamos, porque temos fé, força de vontade e uns Pais Maravilhosos.
Agora, o Importante é o Dia 11 de Setembro, a presença, e o apoio de todos os que nos ouvem, ou lêem ou até que nos vêem.
Esperamos por todos, porque todos somos um.
"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
Provérbio Chinês

Axé
Maria Luisa

Maria J Duarte disse...

Dia 11 ,nervosismo, muito, mas a certeza que vai ser um grande dia. Começa com um grande projecto e terminará, tenho a certeza com excelentes realizações de todos nós.Optimismo e a fé é o que nos leva a esta grande realização. Grande Saravá a todos os nossos Orixás e nossas Entidades. Axê.

maria luisa disse...

O dia 11 de Setembro, ficou na memória de quase todos os homens e mulheres do Mundo. Infelizmente pela pior e mais cruel, das razões. Inimaginável razão, esta! Mas lamentavelmente real, aconteceu!
Mas para alguns homens e mulheres, de Portugal, e digo de Portugal, porque não foram apenas as pessoas do Porto que se deslocaram ao Teatro Sá da Bandeira, mas de vários pontos do País, esta memória cruel, ficou mais apagada, mais suave, pois ganharam e vão guardar para sempre uma memória muito mais feliz... , a memória do que presenciaram, e viveram o dia 11 de Setembro de 2011. Não sou ninguém, para dizer que foi tão maravilhoso assim, até porque, não assisti ao espectáculo desde o início, embora lá estivesse... a entrega de todos os filhos do TUPOMI, era tão grande, o carinho que todos colocaram no que fizeram, a alegria que sentiram por olharem para a cara das pessoas (aquelas que conseguíamos ver) e verem as pessoas a sorrir, a bater palmas...por agrado, e não por obrigação, é uma sensação que, quase certa, diria que nenhum daqueles filhos vai esquecer. As opiniões que me têm chegado, felizmente, vão todas no mesmo sentido... ESPECTACULAR!!
Depois de pedir que comparecessem, queria agora fazer alguns agradecimentos.
- Agradeço á Nossa Mãe, ao nosso Pai pelos correctivos, que nos deram força e nos empurraram para frente, pela brilhante ideia e pela garra com que lutaram por ela desde o primeiro momento.
- Ao Pai Diogo, pela dedicação, a paciência nos ensaios, as palavras de incentivo...por ser quem é!
- Ao Babalorixá Pai Jamil Rachid que foi a grande razão deste acontecimento, Obrigada Meu Pai . Aos seus companheiros de vida, de Fé e de viagem, Obrigada, até sempre.
- A todos os ilustres convidados, que nos honraram com a sua visita, aos nossos irmãos do Algarve, de Braga, que fizeram centenas de KM, para poderem estar presentes, e dar o seu contributo para esta grande causa que é a Divulgação da UMBANDA.
- A todos aqueles que estiveram presentes no Teatro Sá da Bandeira, que não nos conheciam, Obrigada. Apareçam sempre!
- A todos aqueles que estiveram no Teatro Sá da Bandeira e que já nos conhecem, que são visita da Nossa Casa todas as semanas, MUITO Obrigada, é para Vocês que trabalhamos, sem vocês não somos nada.
- Aos meus irmãos que tanto trabalharam, para que tudo corresse como aconteceu, OBRIGADA!
Como eu disse uma vez: “A fé, move montanhas! todos os dias deslocamos as montanhas que nos aparecem no caminho. E conseguimos!! “
Está provado!
Também disse:
“O TUPOMI – Não quer ser mais do que ninguém, mas vai fazer!
- E FEZ!!
O TUPOMI – É alguém que vai arriscar, a coragem de inovar!
- INOVOU
O TUPOMI – Respeita as ideias de Qualquer um!
- RESPEITOU E RESPEITARÁ

O TUPOMI – Não tem medo da acusação de TODO O MUNDO! porque vai ser bem sucedido!
- E FOI! E NÃO TEM MEDO DO QUE VEM A SEGUIR!
E disse da última vez:
"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." Provérbio Chinês

Lançamos flecha , da partilha.
Pronunciaram-se as palavras, Salve a Umbanda, e Obrigada.
Não perdemos a oportunidade, nem nós nem todos os que estiveram connosco.
Como diz a Nossa Mãe, “ Na mesma proporção de orgulho, característica de Nossa Grande Mãe e Guerreira, Iansã! Eparrei Minha Mãe! , temos a humildade de agradecer a todos”, não esquecendo aqueles que fizeram questão de contribuir sob anonimato. Esta última palavra, inclui muita gente mesmo. Em matéria e em espírito!
Estou certa de que poderá sempre, o TUPOMI, contar com o apoio de todos, como até aqui, em todas as coisas a que se propuser.
Obrigada!
Axé!
Maria Luisa

Jack disse...

Saravá minha mãe Elsa,
Saravá meu pai Artur.
Hoje bateu-me umas saudades do Tupomi e desse povo espectacular e vim ver o vosso site.
Fico feliz por ver essa coesão e por sentir essa energia e alegria que transborda através desses comentários.
Queria só sugerir uma coisa: para mim e para muitos, ignorantes e para todos os outros nesta área, seria interessante que houvesse uma área dentro do próprio site do Tupomi onde pudéssemos esclarecer as nossas dúvidas sobre as Entidades e os Orixás, como por exemplo o significado de cada um, a saudação, a música, a comida, a roupa e o dia de cada um. A pesquisa sobre estes temas causa-nos às vezes alguma confusão, dadas as diferentes interpretações ou práticas. Independentemente de respeitarmos essas diferenças, penso que nos sentiríamos muito mais confortáveis se utilizássemos as que são aplicadas na "nossa casa".
Um beijinho à Mãe, um enorme abraço ao Pai e um grande bem-haja a todos.
Nelson

antonio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.